kinados on tour

um sorriso daqueles que deixaram tudo e... foram para a India, Paquistao, Nepal...

Thursday, July 19, 2007

Kinados @ NEPAL

E verdade! Chegamos ao tecto do mundo. ....................................................................
Entalado entre o planalto do Tibete e as planicies do subcontinente, o Nepal e um pais magico com caracteristicas muito especiais. Ja foi tao pequeno quanto o vale de Kathamndu e tao grande que chegou a atingir, no extremo esquerdo, a actual provincia indiana do Punjab.....................................................................
Nele habitam cerca de 24 milhoes de pessoas, sendo que, 85% reside em area rural e apenas 15% em Kathmandu (a unca verdadeira cidade deste pais) e Pokhara.....................................................................
Local de passagem das caravanas de comercio que rumavam ao Tibete, o Nepal foi tambem o berco de Siddartha Gautama - Budha e e refugio para tibetanos que aqui encontraram o local ideal para livremente viverem as suas crencas (tantos pereceram ao atravessar os Himalayas).....................................................................
Pequeninos e redondinhos, sao assim os nepaleses, uma mistura de indianos com chineses. O nepali e tambem uma mescla de hindi e mandarim (se nao conhecessemos algumas palavras que sao iguais ao hindi diriamos que havia chineses nas redondezas, pela entoacao que poem no discurso!) ....................................................................
Actualmente o Nepal e um pais subdesenvolvido com problemas de varia ordem: e o terceiro pais no mundo com maior taxa de mortalidade infantil, iliteracia, falta de agua potavel (nas planicies de Terai morre-se por envenenamento provocado por arsenio que surge naturalmente na agua) e disponivel para producao de energia electrica (no Inverno - epoca seca - ha cortes electricos de 5 horas durante o dia - imaginemos agora qual sera a produtividade do pais!!!), greves constantes (nem um unico carro circula em dia de greve!), corrupcao (gigantesca!) e, a inseguranca provocada pelo conflito armado dos Maoistas.....................................................................
No mes de Novembro o pais vai a votos. Esperemos que as eleicoes sejam o primeiro passo efectivo para uma mudanca na rota do pais que, nem com toda a ajuda humanitaria do exterior, consegue resultados satisfatorios! So por curiosidade, sabem quantas ONGs operam no pais?... 30 mil! Imagino mesmo que, o Nepal seja o pais onde mais facil e participar em programas de voluntariado a avaliar pela quantidade de europeus envolvidos nestes projectos.....................................................................
Mais informacoes podem ser facilmente obtidas pela consulta do guia do Nepal da Lonely Planet.
Kathmandu!
A epoca do ano para visitar o Nepal nao e a melhor mas nao havia muito mais a fazer uma vez ja que era necessario renovar o visto indiano e a forma mais facil era dar um salto ao Nepal.

E epoca de moncao: chove todos os dias, os trekkings em determinadas zonas podem ser perigosos devido a eventuais desabamentos de terras e, ainda assim, para os mais destemidos/loucos ha sempre umas sanguessugas a espreita, prontinhas a dar uma trinca na perna ou braco mais desprotegido. Visitar Chitwan ou as planicies de Terai tambem nao e muito prazeiroso porque o calor e a humidade nesta altura do ano sao imensos e transformam os arrozais em saunas!!!

Enfim!...Ficamos por Kathmandu e redondezas!
Kathmandu e o unico sitio do mundo que sempre quis conhecer. A cidade que imaginei quando tinha 14 ou 15 anos quando li "Viagem ao Mundo da Droga"; a cidade onde o heroi desse filme passou as mais fabulosas experiencias mas tambem as passas do Algarve; a cidade que me fez sonhar com drogas que nunca experimentei com medo de gostar mais delas do que ja havia gostado do livro.

O vale de Kathmandu

Da cidade descrita no livro - de freaks e rock & roll so sobra uma guest house - Moon Stay Lodge - mas essa tambem ja esta um pouco descaracterizada... De outros tempos conserva ainda a luz (fraca), a exiguidade dos espacos, a sujidade e de quando em quando o rock!
Kathmandu assume-se agora como a capital mundial do trekking, montanhismo e actividades outdoor... para gente rica (os precos sao todos em dolares!)
Os turistas mudaram-se da Freak Street para a zona de Thamel. Em Thamel, ao contrario de todos os sitios onde estivemos ate hoje, nao se veste roupa larga e despreocupada de cores garridas, antes se usam os materiais quase camuflados das indumentarias hi-tech que permitem aos trekkers um dia inteiro montanha acima sem que uma pinguinha de suor escorra pelas costas. A noite, em Thamel, faz lembrar Albufeira - respeitando as diferencas obvias - pejada de bares e discotecas e com as turistas bem arranjadas nos seus modelitos de noite, a passear abracadinhas aos seus namorados nepaleses!
Felizmente, muito mais do que isto, Kathmandu e um museu vivo e em cada canto da cidade encontramos provas do esplendor da dinastia Mala!

Uma das muitas Stupas do vale - quem nao gostaria de ter um recreio assim?...
Kathmandu esta rodeada de montanhas. De qualquer ponto da cidade que seja um pouquinho mais arejado, onde o comboio de edificios tipicos de 3,4, 6 pisos seja interrompido por uma praca com templos fabulosos ao estilo Newari e possivel ver as montanhas que no Inverno se enchem de neve (a temperatura aqui chega aos 13 negativos em Janeiro).
Esta e, sem duvida, uma cidade cheia de vida, especialmente ao final da tarde, quando as pessoas deixam o trabalho e se dirigem a casa, parando pelo caminho para fazer umas compras nas centenas de vendedores de rua ou nas muitas lojas e lojinhas ou para, simplesmente, relaxar or um bocado na Durbar Square! E muito interessante! Estes nepaleses ainda tem algo de espanhois. E verdade! Ao final da tarde e ve-los na amena cavaqueira, empoleirados nos templos das pracas da cidade e a tomar um chai feito mesmo ali ao lado pela Didi!

Num dos templos da linda Durbar Square a espera de um chai feito pela Didi. (Onde esta o Kinas?)

Kathmandu sobre rodas

As duas primeiras semanas sao passadas a explorar a cidade e o vale. Bastam 15 ou 20 minutos e e possivel sair do bulico da cidade para chegar ao mais calmo dos arrozais em socalcos que marginam Kathmandu. Alugamos umas bicicletas. Cometemos a maior das loucuras! E adrenalina de principio ao fim! Sao pessoas, bicicletas, motas, carros, carrinhas e carretas, rickshaws, camioes e autocarros... tudo a mistura e tudo a meter-se a frente e a tentar furar ao mesmo tempo... Nao ha prioridades, nao ha regras de transito, apenas duas leis: a da precaucao - e preciso muita, bons travoes porque a distancia para o veiculo a frente e quase nenhuma (se se deixar alguma, logo vem alguem que se mete com uma pinta dos diabos!!!!) e pernas fortes para poder acelerar numa qualquer situacao de aperto - e a dos tomates - quem os tem, avanca primeiro! E nos temo-los, carago!!! Vamos ate Boudnath - uma das maiores stupas budistas da Asia e onde, ao final da tarde se respira uma serenidade dificil de imaginar... e esta a altura do dia que os peregrimos budistas elegem para a circundar enquanto rezam e entoam o mantra OM MANI PADMI HUM (que se diz conter todos os ensinamentos de Budha) ,

Peregrinos budistas em redor da Stupa ao final da tarde.

- Patan (o vale de Kathmandu e constituido por 3 nucleos e Patan e um deles - mais calminho que Kathmandu, muito bem conservado e liiindo e,

Comercio de rua em Patan
- fazemos uma incursao a aldeia de Dhulikhel para fazer um trekking mas o Kinas ficou com uma alergia ou constipacao ou la o que foi e, nao fossem uns 40 minutos a jogar ao elastico com as meninas da aldeia e a Kinada nao tinha conhecido mais do que o quarto e o restaurante. Grrrr!

Na terceira semana o Kinas volta a Portugal (e verdade! ele anda por ai!) e a Kinada continua na capital a estudar Feng Shui e a pintar uma mandala e a esperar pelo seu primeiro Vipassana - 10 dias de retiro num mosteiro budista, sem falar com ninguem e a meditar 12 horas por dia! A ver vamos como corre!

Kumari - a deusa viva

Dos inumeros aspectos interessantes da cultura Newari (a lingua Newar e uma das mais dificeis de aprender), um ressalta – a existencis de uma deusa viva.

E verdade ! Uma menina e adorada como deusa viva.

Como e escolhida, de entre todas as meninas Newari, esta deusa? A primeira seleccao inclui a observacao de determinadas caracteristicas fisicas como a cor dos olhos a forma dos dentes,... sao 32 as caracteristicas a procurar entre as meninas das melhores familias - joalheiros. Depois, as candidatas sao levadas para um quarto escuro onde sons terriveis sao feitos e onde mascaras e 108 cabecas de bufalo sao mostradas. As meninas que permanecer impavida e serena a este espectaculo de horror e a nova Kumari. Devera, no entanto, e como prova de que e a verdadeira Kumari, identificar a roupa da sua antecessora de entre varias mostradas. De salientar que as meninas tem idades entre 5 e 11 anos, normalmente!

A Kumari nao pode sangrar, caso contrario o seu reinado termina. E pois, privada das brincadeiras naturais das meninas da sua idade para evitar um acidente. Se nao for por qualquer outra causa, a sua primeira menstruacao dita o momento de encontrar outra Deusa.

Uma ex-Kumari nao pode casar. Numa tentativa de compensacao, quando abandona o palacio, e-lhe dado uma especie de dote para facilitar o seu futuro.

A Kumari pode ser visitada no seu palacio.

Maoistas?

Gostaria de escrever mais sobre os Maoistas mas, na verdade nao estudei o suficiente.

De um relatorio de observadores internacionais retirei, no entanto, alguns pontos que me pareceram muito interessantes. Nao traduzi alguns dos termos ou expressoes por medo de perder o sentido neles contido.

Ninguem pode saber que tive acesso a esse relatorio por isso sejam discretos! :)

"People’s War" E o "nome de guerra" dos Maoistas (uma faccao do Partido Comunista Nepales) dado a luta do povo por uma vida melhor, mais equalitaria e com menos corrupcao. Traduz-se em toda uma reforma da sociedade, nos seus diversos aspectos: social, economico, religioso,... inspirado nos ideais Leninistas, Marxistas, Maoistas.

"Sabotage" Controlo sobre terra ou propriedades, templos e locais de culto para posterior distribuicao pelos “sem terra” de forma a permitir uma melhor distribuicao dos dividendos das activdades produtivas junto de toda a populacao.

"Put the paper and pencil in the bag, target the palace with the gun" Alunos e professores sao considerados parte da luta. Ambos usam uniformes, cantam a Nacional Socialista no inicio de cada dia e a palavra comunismo e usada para introduzir as letras do alfabeto aos novicos! A educacao e gratis para todos (em oposicao ao mercado do ensino provado instalado no pais). Introduzem-se novas materias: Maoist People's War, Filosofia Comunista, Revolucao e abolem-se outras: Sanscrito, Religiao, Monarquia, Educacao Moral.

"Put the shoe and be prepared to revolt" Quando, ao abrir a porta pela manha, uma familia encontra um par de sapatos em frente da porta... deve preparar o filho mais velho para que, nesse mesmo dia, passe a fazer parte da luta armada Maoista! Se o nao fizer....

A emancipacao da mulher e uma realidade: "Only two years back these woman were like dumd dull. They were very shy, introvert and piteous. Now these sane women are marching in the villages with their gun and explaining importace of Marxism, Leninism, Maoism and Prachanda Path. This certainly in a massive change".

E tambem verdade que nao ha autoridade a quem apelar e nao ha lei acima da Lei criada pelos Maoistas e ninguem parece autorizado a alterar ou rever este sistema judicial!

... e mais nao digo!

5 Comments:

At 5:24 pm, Anonymous Anonymous said...

Boas! Que bom ler-vos! Bela aula da professorinha João. Não sei onde está o Kinas na foto, mas encontrei por lá o Jesus Cristo! eh! eh! Beijos e abraços.

 
At 4:18 pm, Blogger Andrea said...

Que belo relato João!!! Senti-me um pouco nessa confusão de trânsito e de pessoas.
E como correu o retiro? Conseguiste?
bjs

 
At 3:08 am, Blogger wm said...

Obrigada!
Por continuarem com o blog
Por uma das maiores e melhores surpresas dos últimos tempos
Pelo retiro... sim, porque estamos todos ligados, apesar da distância, e acredito que vai ser tão bom para ti que todos vamos sentir :)
Obrigada por alimentarem o sonho dos de cá, e por estarem a crescer tanto!
Um beijo especial ao Nuno, cuja doçura e paz do olhar me encherá por vários meses...
Um abraço da Sofia

 
At 2:34 pm, Blogger antidote said...

yo, nao dou com o vosso mail, por isso deixo um comentario. vou lendo isto quando posso e seguindo as vossas aventuras com carinho e inbeja. voces deixaram o porto pouco antes de mim, e isso foi ha mais de um ano! nao desistam de perseguir a escolha que fizeram!!!

um abraco,
M.

 
At 10:23 pm, Blogger BM said...

Amiga e amigo por afinidade
Finalmente! já estava a desesperar por notícias... Com que então no Nepal! Ai amiga, como sabes era o meu destino, mas enfim, ficará para uma próxima... e quanto à bicicleta e ao facto de te meteres à estrada, bom, isso nem comento, ou não fossemos nós, tu como estrela principal, protagonistas de uma "linda história" envolvendo as nossas bicis, um autocarro e um determinado velhinho, eh eh eh! Bons tempos...
E o teu momento sabático? Que tal?
Apareçam, pá! Mandem mais notícias!
Beijos, muntos! e abraços, outros tantos!
Luísa

 

Post a Comment

<< Home