Kinados @ NEPAL
E epoca de moncao: chove todos os dias, os trekkings em determinadas zonas podem ser perigosos devido a eventuais desabamentos de terras e, ainda assim, para os mais destemidos/loucos ha sempre umas sanguessugas a espreita, prontinhas a dar uma trinca na perna ou braco mais desprotegido. Visitar Chitwan ou as planicies de Terai tambem nao e muito prazeiroso porque o calor e a humidade nesta altura do ano sao imensos e transformam os arrozais em saunas!!!
O vale de Kathmandu
Num dos templos da linda Durbar Square a espera de um chai feito pela Didi. (Onde esta o Kinas?)
Kathmandu sobre rodas As duas primeiras semanas sao passadas a explorar a cidade e o vale. Bastam 15 ou 20 minutos e e possivel sair do bulico da cidade para chegar ao mais calmo dos arrozais em socalcos que marginam Kathmandu. Alugamos umas bicicletas. Cometemos a maior das loucuras! E adrenalina de principio ao fim! Sao pessoas, bicicletas, motas, carros, carrinhas e carretas, rickshaws, camioes e autocarros... tudo a mistura e tudo a meter-se a frente e a tentar furar ao mesmo tempo... Nao ha prioridades, nao ha regras de transito, apenas duas leis: a da precaucao - e preciso muita, bons travoes porque a distancia para o veiculo a frente e quase nenhuma (se se deixar alguma, logo vem alguem que se mete com uma pinta dos diabos!!!!) e pernas fortes para poder acelerar numa qualquer situacao de aperto - e a dos tomates - quem os tem, avanca primeiro! E nos temo-los, carago!!! Vamos ate Boudnath - uma das maiores stupas budistas da Asia e onde, ao final da tarde se respira uma serenidade dificil de imaginar... e esta a altura do dia que os peregrimos budistas elegem para a circundar enquanto rezam e entoam o mantra OM MANI PADMI HUM (que se diz conter todos os ensinamentos de Budha) ,
- Patan (o vale de Kathmandu e constituido por 3 nucleos e Patan e um deles - mais calminho que Kathmandu, muito bem conservado e liiindo e,
Na terceira semana o Kinas volta a Portugal (e verdade! ele anda por ai!) e a Kinada continua na capital a estudar Feng Shui e a pintar uma mandala e a esperar pelo seu primeiro Vipassana - 10 dias de retiro num mosteiro budista, sem falar com ninguem e a meditar 12 horas por dia! A ver vamos como corre!
Kumari - a deusa viva
Dos inumeros aspectos interessantes da cultura Newari (a lingua Newar e uma das mais dificeis de aprender), um ressalta – a existencis de uma deusa viva.
E verdade ! Uma menina e adorada como deusa viva.
Como e escolhida, de entre todas as meninas Newari, esta deusa? A primeira seleccao inclui a observacao de determinadas caracteristicas fisicas como a cor dos olhos a forma dos dentes,... sao 32 as caracteristicas a procurar entre as meninas das melhores familias - joalheiros. Depois, as candidatas sao levadas para um quarto escuro onde sons terriveis sao feitos e onde mascaras e 108 cabecas de bufalo sao mostradas. As meninas que permanecer impavida e serena a este espectaculo de horror e a nova Kumari. Devera, no entanto, e como prova de que e a verdadeira Kumari, identificar a roupa da sua antecessora de entre varias mostradas. De salientar que as meninas tem idades entre 5 e 11 anos, normalmente!
A Kumari nao pode sangrar, caso contrario o seu reinado termina. E pois, privada das brincadeiras naturais das meninas da sua idade para evitar um acidente. Se nao for por qualquer outra causa, a sua primeira menstruacao dita o momento de encontrar outra Deusa.
Uma ex-Kumari nao pode casar. Numa tentativa de compensacao, quando abandona o palacio, e-lhe dado uma especie de dote para facilitar o seu futuro.
A Kumari pode ser visitada no seu palacio.
Maoistas?
Gostaria de escrever mais sobre os Maoistas mas, na verdade nao estudei o suficiente.
De um relatorio de observadores internacionais retirei, no entanto, alguns pontos que me pareceram muito interessantes. Nao traduzi alguns dos termos ou expressoes por medo de perder o sentido neles contido.
Ninguem pode saber que tive acesso a esse relatorio por isso sejam discretos! :)
"People’s War" E o "nome de guerra" dos Maoistas (uma faccao do Partido Comunista Nepales) dado a luta do povo por uma vida melhor, mais equalitaria e com menos corrupcao. Traduz-se em toda uma reforma da sociedade, nos seus diversos aspectos: social, economico, religioso,... inspirado nos ideais Leninistas, Marxistas, Maoistas.
"Sabotage" Controlo sobre terra ou propriedades, templos e locais de culto para posterior distribuicao pelos “sem terra” de forma a permitir uma melhor distribuicao dos dividendos das activdades produtivas junto de toda a populacao.
"Put the paper and pencil in the bag, target the palace with the gun" Alunos e professores sao considerados parte da luta. Ambos usam uniformes, cantam a Nacional Socialista no inicio de cada dia e a palavra comunismo e usada para introduzir as letras do alfabeto aos novicos! A educacao e gratis para todos (em oposicao ao mercado do ensino provado instalado no pais). Introduzem-se novas materias: Maoist People's War, Filosofia Comunista, Revolucao e abolem-se outras: Sanscrito, Religiao, Monarquia, Educacao Moral.
"Put the shoe and be prepared to revolt" Quando, ao abrir a porta pela manha, uma familia encontra um par de sapatos em frente da porta... deve preparar o filho mais velho para que, nesse mesmo dia, passe a fazer parte da luta armada Maoista! Se o nao fizer....
A emancipacao da mulher e uma realidade: "Only two years back these woman were like dumd dull. They were very shy, introvert and piteous. Now these sane women are marching in the villages with their gun and explaining importace of Marxism, Leninism, Maoism and Prachanda Path. This certainly in a massive change".
E tambem verdade que nao ha autoridade a quem apelar e nao ha lei acima da Lei criada pelos Maoistas e ninguem parece autorizado a alterar ou rever este sistema judicial!
... e mais nao digo!

5 Comments:
Boas! Que bom ler-vos! Bela aula da professorinha João. Não sei onde está o Kinas na foto, mas encontrei por lá o Jesus Cristo! eh! eh! Beijos e abraços.
Que belo relato João!!! Senti-me um pouco nessa confusão de trânsito e de pessoas.
E como correu o retiro? Conseguiste?
bjs
Obrigada!
Por continuarem com o blog
Por uma das maiores e melhores surpresas dos últimos tempos
Pelo retiro... sim, porque estamos todos ligados, apesar da distância, e acredito que vai ser tão bom para ti que todos vamos sentir :)
Obrigada por alimentarem o sonho dos de cá, e por estarem a crescer tanto!
Um beijo especial ao Nuno, cuja doçura e paz do olhar me encherá por vários meses...
Um abraço da Sofia
yo, nao dou com o vosso mail, por isso deixo um comentario. vou lendo isto quando posso e seguindo as vossas aventuras com carinho e inbeja. voces deixaram o porto pouco antes de mim, e isso foi ha mais de um ano! nao desistam de perseguir a escolha que fizeram!!!
um abraco,
M.
Amiga e amigo por afinidade
Finalmente! já estava a desesperar por notícias... Com que então no Nepal! Ai amiga, como sabes era o meu destino, mas enfim, ficará para uma próxima... e quanto à bicicleta e ao facto de te meteres à estrada, bom, isso nem comento, ou não fossemos nós, tu como estrela principal, protagonistas de uma "linda história" envolvendo as nossas bicis, um autocarro e um determinado velhinho, eh eh eh! Bons tempos...
E o teu momento sabático? Que tal?
Apareçam, pá! Mandem mais notícias!
Beijos, muntos! e abraços, outros tantos!
Luísa
Post a Comment
<< Home