kinados on tour

um sorriso daqueles que deixaram tudo e... foram para a India, Paquistao, Nepal...

Saturday, September 30, 2006

Desalinhados

Deixamos o fresco das montanhas e seguimos rumo ao calor da capital - Delhi.

Connosco viajam uns trinta jovens monges budistas que, imagino pelas tristes expressoes postas nas despedidas, vao de ferias grandes! Viajam ainda tres tibetanos: tres amigos com estilos bem diferentes, no entanto, bem modernos. O primeiro tem madeixas castanhas e o cabelo escalado, o segundo prende o cabelo fino e negro num puxinho ao estilo dos "jovens herois de Shaolin"; o bigode e os pelitos no queixo compoem a atitude; o terceiro, mais simples, tem o cabelo pequeno e liso. Vestem calca de ganga, t-shirt de "marca" e sapatilhas. Ha ainda no autocarro uma leprosa pedinte e uns indianos que, de tao vulgares, nao recordo.

O autocarro arranca. A tripulacao vai-se acomodando como pode como que a preparar as 12 horas de viagem que tem pela frente. Mais a frente entram mais viajantes. O autocarro vai enchendo e enchendo e agora esta mesmo a pinha! Nao ha sossego! As pessoas empurram-se para conseguir um lugar (em pe, claro) ou para conseguir sair a tempo; as sacas a tira-colo empurram quem vai sentado de encontro ao vizinho tambem instalado!... enfim! Como podera esta gente viajar tantas horas de pe? Nao viaja! Nao vai ate Delhi, claro! Entram numa paragem e saem tres a frente. Isto e um local bus.

Os monges cobrem as cabecas com as suas vestes bordeaux ou com mantas. Nos tiramos tambem as nossas mantas da mochila. A noite cai e a vontade de descansar, apesar dos buracos da estrada e do constante para-arranca, chega. So o "pica" insiste em usar repetidas vezes o seu apito de cada vez que o autocarro retoma a marcha apos uma paragem. Ainda assim adormecemos encostados um ao outro.

O autocarro para. Pausa para comer alguma coisa e ir a casa-de-banho. Saio do autocarro. Breu! Faltou a luz na estacao de camionagem onde nos encontramos. Na India e uma constante. Levo a lanterna para ir a casa-de-banho. Excelente! Assim tenho uma visao menos ma do estado higienico das instalacoes.

O Kini procura um vendedor que lhe faca um chai sem leite o que significa dizer um simples cha preto. Nao e possivel! Nao sabem do que se trata! Alguem disse que viajar ensina a tolerar. E bem verdade!

Mais umas horas de viagem. Chegamos extenuados. Observo as feicoes agora inchadas, os cabelos desgrimhados, as marcas das mantas, dedos ou outros nas caras congestionadas. Os sorrisos frescos de ha umas horas atras sao agora substituidos pelas mais incriveis carantonhas e os mais sonantes bocejos. A frescura das montanhas e agora substituida pelo calor humido de Delhi e dos corpos dormentes.

Assim sao as viagns em local bus... um desalinho!

7 Comments:

At 2:36 pm, Anonymous Anonymous said...

Amigos, nasceu hoje, 2 de Outubro, entre as 10 e as 11h da manhã a Catarina Magalhães Teixeira, com 3,950kg!! Sai ao pai! Vou tomar a liberdade de enviar saudações vossas.

Divirtam-se!

 
At 9:49 am, Anonymous Anonymous said...

Pois é meninos, na lagartixa nao havia desse tipo de problemas...tb leva uma carrada de mongas atrás so que nao pára tanto e nao se sente os buracos. ;)
Aproveito para mandar um grande abraço aos novos pais e desejar as maiores felicidades à Catarina.
João C

 
At 5:23 pm, Anonymous Anonymous said...

Grandes viajens se fazem por aí! Por aqui eu e a malta continuamos a seguir as vossas pisadas atentamente, sem perder pitada de toda a emoção dessa viagem, bem como os registos fotográficos que deslumbram os nossos olhares e nos transportam até aos locais registados.
Muita sorte para os lugares nos 'tocarros' e para os CHAIS em locais inóspitos. Muitos abraços e beijinhos para os keridos e aventureiros kinados, e não se esqueçam estamos cá à vossa espera!!! MAG & AICI

 
At 11:05 am, Blogger Kinas said...

Bem vinda sobrinhita!
Os tios indianos desejam-te uma vida muuuuito doce!
E pros papas um abraco muito especial

 
At 7:18 pm, Anonymous Anonymous said...

Oi Nuno

Não sei se te lembras de mim,sou a Glória da Globe,espero que esteja tudo bem contigo e com a tua namorada.Acho muito fixe o que estás a fazer e a minha filha já me disse que gostava de visitar alguns dos locais onde já estiveram, porque estivemos as duas a ver o vosso percurso.Tudo de bom para vocês. Beijos.

Glória Santos

 
At 8:02 am, Anonymous Anonymous said...

Hola amigos! So happy that we got to meet you guys. Nice to see your smiling faces on your blog too. Be safe and keep enjoying your travels and life. Namaste to India for me!

Loving kindness....

 
At 3:28 pm, Anonymous Anonymous said...

Ola!
O vosso blog foi-me cedido por um grande amigo meu, que creio vos conhece, o Vitor!
e que eu vou ate ao maravilhoso mundo ....India, em abril! Infelizmente nao vou poder ficar muito mais que 21 dias...
Contudo a minha viagem comecou ao ler o vosso blog! lindo! parabens, OBRIGADO e Boas Viagens ***

 

Post a Comment

<< Home